9º dia do novenário: Pe. Mateus pede que fiéis vivam e pratiquem os ensinamentos do Papa Francisco sobre a família

Sob a graça de Deus e a proteção dos patronos do festejo, Santa Faustina e São José Luis Sánchez Del Rio, a Família Cristo Rei chegou neste sábado (19) o nono dia da novena em honra ao padroeiro Cristo Rei do Universo. Em um início de noite chuvosa e de muita fé, os fiéis da paróquia participaram da celebração presidida pelo padre e vigário Mateus Camuege e concelebrada pelo padre e pároco Claudemir Andrade, e com a participação do diácono Germán Eduardo.

No início da celebração padre Claudemir falou aos presentes sobre o nono dia da novena e sugeriu que todos se preparem para celebrar com dignidade o dia do padroeiro, que ocorre neste domingo (20), coincidentemente o dia do encerramento do Ano Litúrgico, período em que a Igreja Católica intensifica as obras da misericórdia pelo mundo.

Padre Mateus, em sua homilia, falou da humildade e de que precisamos ter atitudes cristãs, superar os desafios e ter uma vida de encontro com Deus a cada dia, principalmente nestes dias em que todos se preparam para celebrar a festa do Rei do Universo. “Reconheçamos Jesus Cristo como nosso único Senhor. Fazer parte do reinado de Cristo, requer que tenhamos atitudes de mudanças e deixemos que verdadeiramente Cristo reine em nossas vidas”, disse.

Um dos pontos alto da celebração, foi quando padre Mateus falou da importância de vivenciarmos os ensinamentos do Papa Francisco, os “10 ensinamentos do pontífice sobre a família”, que ressalta a importância e os valores que devem direcionar as relações familiares. Dentre estes, o de que pede aos cristãos que “arranje um lugar para Jesus Cristo, na família na pessoa dos filhos, do marido, da esposa, dos avós, porque Jesus está aí. ”

Ao referir sobre este ensinamento do Papa, padre Mateus ressaltou e pediu aos fiéis que se alegrassem e aplaudissem Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília, nomeado Cardeal (responsáveis pela eleição do novo Papa enquanto não completarem 80 anos) neste sábado (19) em Roma pelo Papa Francisco.

Outro ensinamento do Papa, comentado por padre Mateus, foi o que trata do respeito que, segundo o padre, deve sempre existir nas famílias, que é pedir licença, dizer obrigado e desculpa. Ou seja, um gesto de gratidão que precisa ser vivido a cada dia em cada lar.

Ainda em sua homília, bastante profunda e precisa, padre Mateus falou da importância do amor nas famílias, da necessidade dos cônjuges se amarem e ensinarem os filhos a rezarem, a terem comunhão com Cristo.

No encerramento padre Claudemir convidou a todos para participarem da solenidade de Cristo Rei, neste domingo (20), iniciando desde às 8h da manhã com café, diversão para as crianças, com ao mini fazendinha com animais de verdade das 10 às 17h; almoço para as famílias; o tradicional bolo de Cristo Rei (9 metros) às 13h; show de mágicas às 14h; espetáculo teatral (Hércules) às 15h; procissão de Cristo Rei pelas ruas da paróquia às 17h; e às 18h a missa de encerramento das festividades de Cristo Rei.

Confira as fotos do dia.