Procissão e missa marcam o encerramento do padroeiro Cristo Rei

Café da manhã, mini-fazendinha, almoço em família, bolo de 9 metros, show de mágicas e espetáculo teatral permitem que todos da Família Cristo Rei celebrem com mais diversão o dia do padroeiro.

Passados nove dias de festa e muita devoção, a Paróquia Cristo Rei encerrou neste domingo (20) os festejos do padroeiro. O encerramento teve início às 17h, com uma procissão em volta da matriz e em seguida missa celebrada pelo padre e pároco, padre Claudemir Andrade e concelebrada pelo padre e vigário da paróquia, Mateus Camuege.

O sinônimo da fé podia ser visto na multidão de fiéis e suas alegrias de estarem participando do último dia da festa que celebra o dia de Cristo Rei do Universo e também nove anos da fundação da paróquia. Esta data também tem outro sentido importante, pois neste dia padre Claudemir completou oito anos à frente da paróquia.

Crianças, pais e avós chegavam juntos à festividade, como um gesto que simboliza a família, principal tema da festa de Cristo Rei.

No início da celebração padre Claudemir falou da novena e destacou sua alegria de estar ali e ver uma multidão de fiéis que acompanharam o novenário. Para Claudemir, estes dias foram importantes e disse ter um imenso amor por todos – a família Cristo Rei que o acolheu e o ajuda a cada dia a permanecer na graça de Deus.

A festa de Cristo Rei, que coincidentemente acontece no último dia do ano litúrgico, este ano dedicado ao Ano da Misericórdia, foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925, quando ocorria a Primeira Guerra Mundial e as pessoas vivenciavam um momento de falta de fé e de valores cristãos.

Ao comentar sobre a instituição de Cristo Rei, padre Claudemir destacou que hoje a sociedade também enfrenta dias difíceis em que as pessoas estão esquecendo os verdadeiros valores cristão e vivendo uma “ditadura do relativismo”, mas os aconselhou a terem uma vida dedicada a Deus e à família, instituição capaz de nos salvar.

“O Senhor tem nos tratados com muito amor nestes nove dias de novena. A festa encerra, mas vamos permanecer na graça e no amor de Deus, pois só ele nos salva”, ressaltou.

Padre Claudemir falou do Papa São João Paulo II, que dizia que a “família era a salvação da humanidade”. Sobre isso ele sugeriu que todos experimentem a misericórdia de Deus e aproveitem estes nove dias de novena dedicados à família para vivenciarem Cristo e deixarem que ele reine em vossos corações.

No encerramento da celebração, padre Claudemir agradeceu ao trabalho voluntário das diversas famílias da matriz e das quatros comunidades da paróquia e as convidou ao altar para abençoa-las por tão competente serviço durante o novenário. Estas famílias voluntárias foram responsáveis pelas diversas comidas típicas oferecidas durante os nove dias na praça de alimentação.

Após a missa os fiéis se reuniram em família e prestigiaram as diversas comidas típicas ao som de muita música boa.

Viva Cristo Rei, ontem hoje e sempre!

Confira as fotos do dia.

Famílias benfeitoras da IX Festa do Padroeiro:

• CHURRASQUINHO – FAMÍLIA TEIXEIRA E FAMÍLIA DANTAS
  • TAPIOCA – FAMÍLIA SANTOS ANANIAS E FAMÍLIA MONTALVÃO
  • PIZZA – FAMÍLIA FIRMINO, FAMÍLIA OLIVEIRA E FAMÍLIA DIONIZIO ANDRADE
  • CACHORRO QUENTE – FAMÍLIA OLIVEIRA E FAMÍLIA PONTES
  • SUCOS E CREMES – FAMÍLIA MEZZALIRA PASSONI, FAMÍLIA OLIVEIRA GONÇALVES E FAMÍLIA NASCIMENTO
  • BATATA RECHEADA – FAMÍLIA PONTES DALAQUA E FAMÍLIA BERNARDINO
  • YAKISSOBA – FAMÍLIA ANDRADE DANTAS
  • RASPADINHA – FAMÍLIA FRAGALLO SOUZA, FAMÍLIA ALVES SILVA
  • BOLOS E DOCES – FAMÍLIA OLIVEIRA, FAMÍLIA MOREIRA DE LIMA E FAMÍLIA REIS
  • REFRIGERANTE – FAMÍLIA REDONDO, FAMÍLIA MESSIAS, FAMÍLIA CABRAL E FAMÍLIA CERQUEIRA