Santa Missa celebrada por Dom Paulo Cezar marca o encerramento da Missão de Férias no Sol Nascente

Na manhã deste domingo (30), Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília, celebrou Santa Missa de encerramento da Missão de Férias dos Seminários de Brasília, no terreno em que futuramente será construída a capela de São Felipe Neri, no Sol Nascente. O Arcebispo foi recebido pela comunidade e pelo administrador da Paróquia Cristo Rei, Marcos Fernando e o vigário paroquia, padre Pawel Sobczak.

A celebração contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, a primeira-dama, Mayara Noronha, o administrador de Ceilândia, delegado Fernando Fernandes, o administrador do Sol Nascente, Cláudio Ferreira Domingues, além de padre Lucas Tadeu, assessor do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), padre Angelo, capelão da Medical, e o reitor do Seminário Redemptoris Mater, Padre Paulo de Matos Félix.

Com o objetivo de responder ao chamado universal feito por Cristo de levar a Boa Nova do Evangelho a todos, 86 seminaristas participaram da missão, e entre os dias 24 e 30 de janeiro, visitaram diversas famílias do Sol Nascente, região escolhida pelo arcebispo, Dom Paulo Cezar.

O lema escolhido para a missão foi tirado do livro do Apocalipse e visa comunicar a certeza de que em Deus é possível encontrar o consolo e a esperança para uma vida realmente plena de sentido: “Deus enxugará toda lágrima de seus olhos” (Ap 21,4).

Antes da missa, Dom Paulo Cezar comentou sobre a missão e seu propósito. “A missão representa o desejo de uma Igreja em saída, de uma Igreja missionária, de uma Igreja que quer cada vez mais ir ao encontro das pessoas, das periferias humanas, das periferias existenciais. De uma Igreja que tem a consciência de que deve anunciar e testemunhar Jesus Cristo a todos. Este trabalho será cada vez mais intensificado, pois queremos que cada vez mais todos percebam o anúncio de Jesus Cristo. Temos feito aquilo que o Papa Francisco nos pede: uma Igreja em saída, uma Igreja missionária, uma Igreja evangelizadora”, ressaltou Dom Cezar.

No início da missa, o administrador da Paróquia Cristo Rei, Marcos Fernando deu as boas-vindas ao arcebispo e aos demais, e destacou a importância da missão e da presença cada vez maior da Arquidiocese de Brasília na comunidade Sol Nascente.

Durante a homilia, Dom Paulo Cezar falou da missão dos seminários e encorajou a comunidade a continuar a caminhada de fé. Ele lembrou a época de Jesus Cristo, que foi rejeitado por muitos, mas continuou sua missão, pois, segundo Dom Paulo, Jesus tinha a consciência de que devia fazer a vontade de Deus, de anunciar.

“Eles vieram passar uma semana aqui. Ficaram hospedados nas casas de vocês, e é assim que nós queremos, que eles encontrem as diversas realidades e tragam Aquele que eles têm no coração, Jesus Cristo para vocês. Visitando as casas, as famílias. Momento bonito, pois a Igreja tem que ser missionária. E a missão é isso: levar para os outros aquilo que a gente tem no coração. Trazer Jesus Cristo e aprender com vocês. Na convivência a gente sempre dá algo, mas também recebe algo. Aqui tem uma comunidade bonita de fé, que quere sustentar suas vidas com a presença de Deus”, afirmou Dom Paulo Cezar.

O governador Ibaneis Rocha também falou sobre a missão no Sol Nascente e afirmou que o Governo do Distrito Federal tem o compromisso de apoiar a Igreja e investir em melhorias que contemplem a comunidade.

“É um dia de alegria em que nosso arcebispo Dom Paulo vem celebrar uma missa em um local onde nós pretendemos ajudar a construir a Igreja. Tenho um carinho muito grande pelo Sol Nascente e Pôr do Sol. O Governo do Distrito Federal está investindo muito aqui. Sabemos que é uma comunidade bastante carente e que precisa de tudo, mas nós temos dado um olhar muito especial. Ficamos felizes com a presença da Igreja, pois sabemos que ela ajuda toda esta comunidade de forma muito efetiva, seja com donativos ou com acolhimento das pessoas, principalmente neste momento de pandemia. Então, para nós é uma alegria e eu não poderia faltar neste momento convidado que fui convidado por Dom Paulo e pelo padre Marcos Fernando”, disse o governador.

Ibaneis falou sobre investimentos que o Governo do Distrito Federal vem fazendo no Sol Nascente e Pôr do Sol. “Estamos construindo um restaurante comunitário no Sol Nascente e vamos entrar com várias obras aqui na região para que possamos consolidar a isso que era um assentamento e a gente possa manter as famílias, aqui, dentro da melhor qualidade de vida possível”, informou o governador.

Fazem parte do território da paróquia Cristo Rei as capelas Santa Maria Gorette, Santa Bakhita, São Felipe Neri, São Francisco Xavier e Nossa Senhora Aparecida, todas localizadas no Sol Nascente, onde foram focadas as atividades missionárias.

Aos seminaristas e comunidade Sol Nascente, Dom Paulo Cezar, manifestou incentivo e todo o apoio necessário para que mais ações e o trabalho da Igreja seja intensificado cada vez mais na região.

Por Pascom