Fiéis celebram a Santa Ceia do Senhor e abertura do Tríduo Pascoal

Nesta quinta-feira (29), início do Tríduo Pascoal, os fiéis participaram nas capelas e na matriz da abertura da celebração da Santa Ceia do Senhor, a missa do Lava-pés, que relembra quando Jesus Cristo fez um gesto de humildade e amor aos 12 discípulos, durante a Santa Ceia.

O Tríduo Pascal inclui a Sexta-feira Santa e o sábado que precede a Páscoa do Senhor.

Na Quinta-feira Santa recordamos aquela que foi a última ceia, quando Jesus repartiu o pão e deu a seus discípulos, mostrando o que futuramente seria a Santa Eucaristia.

Na celebração da capela Santa Josefina Bakhita, presidida pelo padre Felipe Moreira, ele falou da humildade de Jesus Cristo, que àquela época lavou os pés dos 12 apóstolos, inclusive Judas Iscariotes, como forma de demonstração de afeto, serviço e perdão.

“Jesus sabe de nossas fraquezas, pecados e nos amou até o fim. Nesta noite é Ele quem passa lavando os pés dos apóstolos em sinal de humildade. É preciso humildade para aceitar o amor de Deus. Às vezes, é difícil deixarmos que Jesus lave nossos pés, mas é isso que precisamos fazer não tenhamos medo, o Senhor vai em nossa frente”, disse padre Felipe.

Sexta-feira da Paixão

Na Sexta-feira Santa a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a contemplarem o crucificado, Cristo que morre na Cruz. É um rito composto por três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. Este dia é de silêncio, jejum e muita oração, não como forma de luto, mas de respeito pela morte de Jesus Cristo, salvador do mundo. Nas capelas haverá o beijo da cruz.

Na matriz a Via Sacra será realizada com as imagens de Jesus morto, e irá percorrer as proximidades da paróquia.

Veja algumas fotos:

Entre na discussão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top