Nomeação do Monsenhor Marcony como bispo auxiliar

Monsenhor Marcony Vinícius Ferreira é nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Foto da nomeação do Monsenhor Marcony Vinicius Ferreira como novo Bispo Auxiliar de BrasíliaA Igreja de Brasília uniu-se na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no início da tarde desta quarta-feira (19), para render graças a Deus e comemorar a nomeação de Monsenhor Marcony Vinícius Ferreira como bispo auxiliar da Arquidiocese da capital federal.

A nomeação feita pelo Papa Francisco, divulgada logo no início da manhã, foi recebida com muita alegria e encheu de emoção a Igreja local, como expressou durante a celebração o Coordenador Pastoral Arquidiocesano e pároco da Catedral, George de Albuquerque:

“Eu não poderia deixar de manifestar a alegria do clero de Brasília com esta nomeação. Sabemos dos seus desafios no novo ministério, ministério episcopal, mas reconhecemos que a sua eleição se deu pela bondade de Deus e pela sua capacidade, fruto da graça adquirida pela experiência com Cristo Eucarístico e com o amor materno de Maria.

Monsenhor, eu também o parabenizo em nome das pastorais e movimentos da Arquidiocese que também despontam grande contentamento por essa nomeação. Que Deus o abençoe e que o senhor continue dando essa dedicação e amor à Santa Igreja”, declarou o sacerdote.

Emocionado, Monsenhor agradeceu a Deus, às palavras do Pe. George e às expressões de carinho da comunidade, e relatou como ficou sabendo de sua nomeação.

No dia de Nossa Senhora de Lourdes, dia 11, pela manhã, o senhor Núncio me chamou. Eu pensei que fosse para mais umas das atividades corriqueiras das quais eu ajudava na Nunciatura. Ele me chamou e perguntou: ‘Onde fica Vertara?’ E eu respondi: ‘Não sei, Excelência!’ E então ele disse: ‘Pois saiba, que é pra lá que o Santo Padre está lhe mandando’ – e me mostrou a carta de nomeação”’, contou.

Apesar de saber das provações que irá enfrentar e da grande missão que o espera, Monsenhor mostrou determinação, transparecendo já estar preparado para assumir seu novo ministério.

“Mesmo sabendo dos desafios, eu acolhi o pedido do Santo Padre e a sua nomeação com muita serenidade e confiança em Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, e na proteção de Maria Santíssima. (…) Não tinha como não dizer sim à Mãe Igreja, que me chama a este novo trabalho”.

E ainda revelou:

“Eu já rezava todo dia, de modo especial, para aqueles que foram meus últimos paroquianos na Igreja Mãe, a Catedral. Mas a partir de hoje, logo de manhã, já comecei a rezar por todos de Brasília. Aqueles a quem Deus me confia no pastoreio junto com o meu irmão Sergio, e junto aos meus outros irmãos também bispos auxiliares”.

A Ordenação Episcopal de Monsenhor Marcony está marcada para o dia 12 de abril, às 8h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.  A cerimônia será presidida pelo Cardeal José Freire Falcão – que ordenou o sacerdote Monsenhor Marcony – e concelebrada por Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília, e Dom Raymundo Damasceno, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Fonte: Arquidiocese de Brasília.