3º dia do novenário 2013

3º dia do novenário da festa de Cristo Rei.

O Pe. Paulo de Matos, vice-reitor do seminário Redemptoris Mater, em sua homilia, disse: Primeiramente é importante que tenhamos presente que o sacramento do matrimônio é um caminho de santidade. Se aqui tem algum casal que não é casado na igreja e não tem nenhum impedimento, porque não receber esta graça?  E se tem algum casal que tenha impedimento que procurem os padres para que estes possam te ajudar. Na sociedade de hoje, tudo é considerado casamento: homem com homem, mulher com mulher. Mas o casamento, conforme a vontade de Deus, é o homem e a mulher. A graça que vocês receberam no matrimônio não é só para aquele momento. Esta graça é para que vocês permaneçam unidos. Para que sejam consagrados a Deus e cheguem ao céu. Os dois devem se ajudar para que nas famílias se dê a confiança. A esposa deve confiar no esposo e o esposo deve confiar na esposa. Sempre há novos caminhos para a família. E se houve o adultério na família? Acaba a confiança? Não! A caridade alimenta a confiança e não coloca limites. No dia que vocês receberam o sacramento do matrimônio, vocês juraram amar-se por todos os dias, em todas as situações. A graça do sacramento também lhes é dada para vencerem a tentação do egoísmo. A cada dia queremos viver para o nosso eu, para nós mesmos. Pensamos que não somos egoístas, mas nós o somos! Porque não conseguimos ser como Jesus Cristo. Se você é fiel ao sacramento do matrimônio, experimentarás a felicidade que vem de Deus. Em nossa sociedade, diz-se que o corpo do outro tem que estar em função do meu eu. Mas não! O corpo é o templo do Espírito Santo. O dom da sexualidade é grandíssimo e não pode ser vivido de qualquer jeito. Por isso não há outro lugar para viver a sexualidade, que não seja o matrimônio. O corpo da esposa pertence ao esposo e o corpo do esposo pertence à esposa. Lembrem que vossos corpos são templos de Espírito Santo. Não existe família e casamento sem perdão e esse perdão deve ser dado quantas vezes forem necessárias. A graça do sacramento do matrimônio deve ser usada para pedir e dar o perdão. É muito importante que se peça perdão ao outro, quando magoá-lo. Os filhos precisam ver que os pais se reconciliam. É isso que vos distingue do resto do mundo. Onde há perdão sempre renasce o amor. A graça que vocês receberam é também para exercer a missão de serem pais. Ser pais não é só gerar um filho, é educa-los. A missão de educar os filhos é dos pais. Os esposos precisam usar as alianças, pois ela é um sinal de que são casados. Casais, a missão que vocês têm é de percorrer a santidade. Esta é bela, é plena de Cristo. Cristo nunca abandonará vocês! Nem nos momentos muito difíceis. Confiem!

Por Letícia A. Silva