Pastoral do Idoso

Por PASCOM
19/08/2016

Foto em preto e branco com as mãos de uma senhora idosa segurando uma flor de orquidea colorida A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) é um Organismo de Ação Social da CNBB, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.
Durante a I Assembleia Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), na qual aconteceu a fundação desta Pastoral no dia 05 de novembro de 2004, um dos objetivos foi a aprovação do Estatuto da PPI, quem em seu artigo 2º estão expressos seus objetivos e finalidades:

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas […].

O Papa Francisco diz que “As nossas cidades deveriam caracterizar-se, sobretudo pela solidariedade, que não consiste apenas em dar a quem precisa, mas em ser responsáveis uns pelos outros e criar uma cultura do encontro” e é com esse espírito que se baseia o método de trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

Primeiramente o líder da PPI vê a realidade em que vive a pessoa idosa em seu contexto familiar, comunitário, sócio assistencial. Num segundo passo busca conhecer os serviços que estão disponíveis na comunidade para dar suporte às necessidades da pessoa idosa visitada. E iluminado pela Palavra de Deus, procura compreender cada situação antes de agir.

A metodologia é inspirada no Evangelho que narra sobre a multiplicação dos pães e peixes, (MC 6, 34-44), e, a ação concreta se traduz na visita domiciliar mensal, de forma sistemática e contínua. A avaliação se dá a cada mês na comunidade, juntamente com os demais líderes, em uma reunião para reflexão e avaliação das atividades desenvolvidas no mês anterior. E a cada momento, mas de maneira especial nesta reunião mensal, celebram-se as conquistas, os avanços e os resultados.

Este método é dinâmico porque, concluída a missão de um mês, novamente o líder comunitário revê a realidade, busca compreender as novas situações, procura novas estratégias de ação, reavalia e volta a celebrar as conquistas; mantém-se atento e articulado, participando do controle social, sempre com o foco na construção da rede local de apoio às pessoas idosas daquela comunidade.

A Pastoral do Idoso na Paróquia Cristo Rei:

A pastoral do idoso na Paróquia Cristo Rei teve inicio no dia 06/11/2013, e tem como padroeiros São Joaquim e Santa Ana.

A pastoral é composta por 6 pessoas, as quais se reúnem na Paróquia todas as sextas-feiras as 17 horas para rezar o terço. Quem tiver interesse de fazer parte da pastoral é só entrar em contato com o Sr. Pedro ou a Sra. Nazaré, coordenadores da Pastoral do Idoso.