Apostolado da Oração

Por PASCOM
11/06/2016

O Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.

Imagem de um  coração com raios de sol e uma cruz por traz, simbolo do apostolado da oração

O Apostolado da Oração:

•    Propõe um caminho rumo à santidade,
•    A partir do oferecimento diário,
•    Que transforma nossa vida,
•    E nos coloca em comunhão universal de preces,
•    Pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações,
•    E nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus
•    Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia,
•    E reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação,
•    Possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.

História do Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração está intimamente ligado à ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Começou em 1884 em um Colégio dessa ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver que enquanto eram estudantes não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da ordem dos jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849. Um bom teólogo, padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao Apostolado da Oração, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente. Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do Apostolado da Oração. Passou a ser publicado em várias línguas, e a associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa. A sede da associação está em Roma e o superior geral dos jesuítas é também o superior geral do Apostolado da Oração. Ele os dirige por intermédio de um delegado e um secretário-geral. A ideia central, da qual nasceu o Apostolado é esta: todos os batizados são chamados a cooperar na edificação do Corpo da Igreja e da comunidade de fé. Nem todos o fazem da mesma maneira (Ef 4,16). Nem todos podem trabalhar diretamente como apóstolos e missionários. Mas todos podem e devem fazê-lo por meio da oração e do sacrifício. São Paulo diz (Cl 1,24) que o cristão deve completar em sua pessoa o que falta à Paixão de Cristo, em favor do Corpo de Cristo, a Igreja. Assim, nossa vida torna-se um sacrifício, uma oblação oferecida com Cristo, em Cristo, para a Glória de Deus e a salvação do próximo.  No Brasil começou em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do Apostolado da Oração no Brasil.

Trechos extraídos do livro de Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, Apostolado da Oração e MEJ em perguntas e respostas, Edições Loyola, 2014, 3ª edição

O Apostolado da Oração na Paróquia Cristo Rei

Para ingressar no Apostolado da Oração é necessário participar da Santa Missa 9 (nove) sextas-feiras seguidas, confessar-se e participar das reuniões. Todos são convidados a participarem, independentemente da idade.
Toda 1ª sexta-feira do mês tem a missa do Sagrado Coração de Jesus na matriz, às 19h.
As reuniões ocorrem no 3º sábado do mês, às 15h.

Coordenadora: Ludovina