Capela Sta. Josefina Bakhita

Sta. Josefina BakhitaCapela Santa Josefina Bakhita

Condomínio Novo Horizonte, Avenida Central, Chácara 143 A Sol Nascente – Ceilândia – DF

A capela começou a se constituir em meados de 2008. Naquela época reuniam-se para rezar o santo terço e prati­car outras devoções populares. No início de 2009 os irmãos passaram a celebrar as missas dominicais, que eram realizadas na garagem da casa do Sr. Olímpio.

Um forte espírito de comunhão, pouco a pouco, começou a se fazer presente no meio daqueles irmãos e a Sra. Joldeci doou um terreno para a construção da futura capela. Logo, o pequeno e humilde templo começou a ser construído no início de 2010. Porém, no dia 7 de abril de 2011, fiscais do Governo do Distrito Federal (AGEFIS), numa ação arbitrária, demoliram a pequena capela que ainda estava sendo construída. Toda a comoção popular não foi suficiente para inibir os tratores que estavam ali para derrubar a pequena igreja. Sem nenhum pesar, destruíram todo o templo, in­clusive o crucifixo e a mesa do Altar. A capela começou a ser re­construída logo após a sua demolição com a “argamassa da caridade”, como sempre colocou o pe. Claudemir de Andrade, pároco. Segundo ele, “o mais importante não é tanto o templo físico, mas as pessoas”, pois “estas pessoas estão feridas interiormente e precisam do consolo de Deus em sua Igreja”, completou.

No mês de fevereiro, Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília, esteve presente para celebrar o início do tríduo em honra a santa Bakhita, por ocasião de sua festa (8 de fevereiro). A Ca­pela Santa Bakhita está localizada no Condomínio Sol Nascente e mais de 100 irmãos participam das missas aos domingos, que é celebrada às 18h. A capela de Santa Bakhita tem passado por varias reformas, começando primeiro pelo projeto original.

{loadposition position-30}