Visita Pastoral Missionária

Imagem de Dom SergioVocê sabe o que é a Visita Pastoral Missionária?

“O Bispo é obrigado a visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos” (cânon 396,1), podendo escolher “clérigos como acompanhantes ou ajudantes na visita” (cânon 396,2).
    A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo conhecer a realidade da Arquidiocese, para melhor servi-la, animar a missão evangelizadora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. Não se trata de algo burocrático ou de simples fiscalização, mas de um momento especial de vivência da comunhão eclesial e de animação da missão pastoral e evangelizadora.
    A proposta é realizar a Visita Pastoral com um caráter missionário. Vivemos um tempo de renovado impulso missionário na Igreja, especialmente, com a Missão Continental, proposta pela Conferência de Aparecida, e com a “nova evangelização” impulsionada pelo Sínodo dos Bispos e pelo Ano da Fé, convocados pelo Papa Bento XVI. As Visitas Pastorais devem ser ocasião especial para animação missionária nas comunidades. Por isso, trata-se de “Visita Pastoral Missionária”, com modalidades diversas, segundo a realidade visitada.