Como será a Semana Santa na Paróquia Cristo Rei

Seguindo as determinações para a arquidiocese de Brasília apara a semana santa, continuam em vigor, na Arquidiocese de Brasília, as normas e orientações pastorais para a prevenção do coronavirus (Covid 19), divulgadas no dia 19 de março, seguindo as orientações e deliberações das autoridades competentes.

Portanto, continuam suspensas as missas presenciais e demais celebrações litúrgicas na Arquidiocese de Brasília. A retomada das celebrações litúrgicas presenciais dependerá da evolução do cenário da pandemia, devendo ser oportunamente comunicada. Infelizmente, no momento, não é
possível prever essa data. Por isso, reafirmamos a importância de continuar a dar a assistência espiritual aos paroquianos, seguindo as orientações sobre os cuidados a serem adotados para evitar a propagação do coronavirus.

Na Semana Santa, as igrejas continuarão abertas para a oração pessoal, mas não se deve favorecer a aglomeração dos fiéis. Os fiéis sejam incentivados a permanecerem em oração, em suas casas, através das missas transmitidas pelos meios de comunicação (rádio, TVs, redes sociais), bem
como, da leitura orante da Bíblia, do rosário de Nossa Senhora e da Via Sacra, dentre outras formas de oração. Na Semana Santa, de modo especial, torna-se ainda mais importante a transmissão das celebrações por redes sociais ou outros meios. O atendimento das confissões e a assistência aos
enfermos necessitam ser organizados de tal modo a preservar a saúde dos sacerdotes e dos fiéis, mas não estão cancelados.

A Páscoa não pode ser transferida. Por isso, apesar das restrições em vigor, vamos procurar celebrá-la do melhor modo possível. Considerando o disposto no Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (N. 154/20) e as indicações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no contexto da pandemia de Covid-19, apresentamos as seguintes orientações pastorais para a Semana Santa.

1. DOMINGO DE RAMOS
    Para a celebração do Domingo de Ramos, “nas igrejas paroquiais e em outros lugares” seja adotada a terceira forma prevista pelo Missal Romano. Portanto, não há a benção e a procissão de ramos.
    A coleta para a Campanha da Fraternidade não ocorrerá, como de costume, no Domingo de Ramos; será transferida para uma data a ser oportunamente divulgada.
  2. MISSA DO CRISMA
    A Missa do Crisma, com a benção dos Santos Óleos, a consagração do óleo do Crisma e a renovação das promessas sacerdotais, na Arquidiocese de Brasília, não será celebrada, como de costume, na manhã da Quinta-feira Santa. Está sendo transferida para outra data, tão logo seja possível reunir novamente grande número de pessoas. Os santos óleos abençoados, no ano passado, continuarão a ser utilizados até a celebração da Missa do Crisma, cuja data será oportunamente divulgada.
  3. QUINTA-FEIRA SANTA
    “O Lava-Pés, já opcional, é omitido. No final da Missa na Ceia do Senhor, a procissão também é omitida e o Santíssimo Sacramento é mantido no tabernáculo”.
  4. SEXTA-FEIRA SANTA
    Na Celebração da Paixão do Senhor, às 15 h, na Oração Universal deve ser acrescentada uma prece especial “pelos que padecem a pandemia do Covid-19”. Esta prece formulada pela Conferência
    Episcopal encontra-se, em anexo.

A coleta para os Lugares Santos será transferida para uma data a ser oportunamente divulgada.

1. VIGÍLIA DA PÁSCOA
    No início da Vigília Pascal (Celebração da Luz), “omite-se o acender do fogo; acende-se o círio e, omitindo a procissão, segue-se o precônio pascal (Exsultet)”. Na Liturgia Batismal não serão
    celebrados batismos; permanecerá apenas a renovação das promessas batismais. A Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística sejam realizadas, como de costume, conforme o Missal Romano.
    Esclarecemos que está suspensa a impressão do folheto litúrgico O Povo de Deus, da Arquidiocese de Brasília. Contudo, o texto estará disponível no site da Arquidiocese de Brasília para os que
    desejarem. Durante o período de suspensão da distribuição do folheto litúrgico, encontra-se suspenso o respectivo pagamento dos folhetos pelas paróquias.

Agradeço a compreensão e os esforços de todos, neste tempo de sofrimento. Procuremos viver santamente a Semana que traz no seu nome o apelo à santidade. A precaução com a transmissão do coronavirus jamais nos leve a descuidar da caridade para com os doentes, os pobres e as pessoas em
maior situação de vulnerabilidade social. Há muitas famílias pobres necessitadas de solidariedade e partilha. Necessitamos olhar, com especial atenção, para os irmãos que se encontram enfermos e pelos mais pobres. Permaneçamos unidos, em oração, sendo mais solidários, especialmente com aqueles que mais sofrem as consequências da pandemia. Apesar das limitações pastorais em vigor, celebremos a Páscoa, de coração, com a esperança e a paz do Senhor Ressuscitado. Sejamos testemunhas da esperança ancorada na fé em Cristo!

Continuamos com as missas ao vivo pelo canal da paróquia no youtube e pelo instagram .

As missas estão sendo transmitidas de segunda à sábado as 20h e aos domingos as 10h.

Fonte: arquidiocese de brasilia