Renovação Carismática Católica

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e espalhada por todo o mundo, pela influência do Movimento Carismático da Igreja episcopal protestante, dentro dum pensamento ecuménico, porém mantendo os dogmas do Catolicismo Romano.

A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um Reavivamento Espiritual por meio da Oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus Dons. Através das reuniões, seminários e Icone da renovação carismáticaencontros, em breve, apareceram grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc. Os testemunhos multiplicam-se, vindos dos mais variados grupos de pessoas.

A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos se tornem discípulos  de Jesus Cristo.

O movimento procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica como muitos o fazem e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (comumente denominados Católicos Carismáticos).

Sobre a RCC o Papa Francisco diz que “É uma corrente de graças, um sopro renovado do Espírito a todos os membros da Igreja, leigos, religiosos, sacerdotes e bispos. É um desafio para todos nós. Ninguém faz parte da Renovação, mas ela faz parte de nós, com o pacto de que aceitemos a graça que nos oferece. Esta obra soberana do Espírito suscitou homens e mulheres renovados, depois de terem recebido a graça no Batismo, no Espírito, deram vida a associações, comunidades ecumênicas, escolas de formação e de evangelização, congregações religiosas, comunidade de ajuda aos pobres e necessitados”.

A principal célula de evangelização da Renovação Carismática Católica é o Grupo de Oração, que é composto pelos Ministérios (antigas Secretarias):
•    Ministério de Música e Artes
•    Ministério de Comunicação Social
•    Ministério para as Crianças
•    Ministério de Oração por Cura e Libertação
•    Ministério para as Famílias
•    Ministério Fé e Política
•    Ministério de Formação
•    Ministério de Intercessão
•    Ministério Jovem
•    Ministério de Pregação
•    Ministério de Promoção Humana
•    Ministério para as Religiosas e Consagradas
•    Ministério Cristo Sacerdote
•    Ministério para os Seminaristas
•    Ministério Universidades Renovadas

Ministérios da RCC na Paróquia:

O Grupo de Oração da Paróquia é a Imaculada Conceição, que atualmente possui 13 servos, e o coordenador é o Sr. José Carlos Ferreira. O grupo de oração se reúne toda segunda-feira ás 19h30min. A intercessão é toda terça-feira às 19h00min. O núcleo é toda quarta-feira às 19h30min. Para participar, basta entrar em contato com a Mariazinha.

“Ninguém faz parte da Renovação, mas ela faz parte de nós, com o pacto de que aceitemos a graça que nos oferece”.
Papa Francisco em encontro com Carismáticos em Julho de 2015