Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”.
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

A Pastoral da Criança na Paróquia Cristo Rei

A Pastoral da Criança em nossa paróquia acompanha cerca de 20 famílias da região e possuí uma equipe com cerca de 5 líderes atuantes, além de voluntários que apoiam nas atividades desenvolvidas.
O líder voluntário da Pastoral da Criança realiza três atividades no mês: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA).

•    Visita Domiciliar: Na visita, o líder/voluntário tem a oportunidade de conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares da criança. Com isso, ele pode conhecer melhor a situação de vida e as necessidades das famílias, para poder ajudá-las. Desse modo, ele também ajuda a reforçar laços de confiança e amizade entre eles.
•    Celebração da Vida: Mensalmente, o líder realiza a Celebração da Vida. É o momento em que as famílias se reúnem para celebrar o desenvolvimento de suas crianças. É nesse dia que as crianças são pesadas.
•    Reunião de Reflexão e Avaliação: Nessa reunião mensal, os líderes avaliam o trabalho realizado e também conversam, aprendem mais e celebram.

A Celebração da Vida da Paróquia Cristo Rei

Durante a tarde de todos os últimos sábados de cada mês a Pastoral da Criança faz a Celebração da Vida em nossa igreja Matriz. A celebração da Vida começa às 14h. Venha conhecer!
Este é um momento muito belo, onde vemos os frutos dos trabalhos destes irmãos, que voluntariamente, doa parte do seu tempo para ajudar no desenvolvimento das crianças mais pobres de nossa comunidade.

Você também pode ajudar a Pastoral da Criança!

Doações de qualquer espécie sempre são bem-vindas. Roupas, alimentos, brinquedos… e, especialmente, brinquedos! Deixe sua doação na secretaria paroquial e indique que é para os trabalhos da Pastoral da Criança.

O coordenador da Pastoral da Criança é o Edinlado.