Ministros

MINISTROS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC), exercida pelos Ministros, fiéis  leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Santa Comunhão em Igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (Bispos, presbíteros, diáconos) de fazerem a sua parte.
imagem de um calice cheio de ostia.

Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental. É importante que o Ministro conheça os documentos  especialmente referentes à Eucaristia, a fim de exercer retamente esse ministério.

O Ministro não é um mero “despachante rápido e prático”, mas sim deve ter amor às coisas sagradas e tornar espontânea a observância de tais instruções.

Os Ministros na Paróquia Cristo Rei:

No ano de 2008 foi fundado o MESC na Paróquia Cristo Rei, formado com paroquianos. Atualmente possui 22 Ministros o Coordenador é o Sr. Leonardo Cavalcanti. As reuniões são todas as segundas-feiras de cada mês às 20h na Matriz.

Todo ano eles fazem o Curso de Formação Permanente segundo a Coordenação do MESC, a formação é necessária para a prorrogação dos mandatos, que têm validade de 1 ano; e constitui um aprofundamento da fé, com vista ao serviço que o cristão se dispõe a fazer na comunidade quando lhe é confiado o Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, no ato da investidura pela Igreja. Nesse ano o curso será no dia 10 de setembro.

“A Eucaristia não nos permite separarmo-nos; é sinal vivo do amor de Cristo que se aniquilou para que permaneçamos unidos. Participando da Eucaristia e nutrindo-nos dela, nós assumimos um caminho que não admite divisão”.
Papa Francisco (Copus Christi em 2015)

Escala dos Mesc:

• junho de 2016 – clique aqui.