Legião de Maria

A Legião de Maria (do Latim Legio Mariae) é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja, sob a poderosa proteção e sublime exemplo de Maria. Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano por Frank Duff em 7 de setembro de 1921.
Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica.

Finalidade e Espírito da Legião de Maria

A Legião de Maria é um Movimento internacional, católico de leigos que querem colaborar na Missão evangelizadora da Igreja. Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja. A espiritualidade da Legião de Maria é a própria espiritualidade de Maria, a qual o legionário esforçar-se-á ao máximo para alcançar, baseando-se principalmente na fé, na humildade, na obediência perfeita, na doçura angélica, na ação conjunta do Espírito Santo e de Maria, na obra da redenção e no estabelecimento do Reino de Deus no mundo. Na sua vida o legionário considera-se instrumentos da Mãe e Rainha, pela sua união íntima com ela entregando-se, a seu exemplo, à ação do Espírito Santo, que é o principal agente da evangelização.

A Legião de Maria na Paróquia Cristo Rei

A Legião de Maria foi fundada na Paróquia Cristo Rei a 20 de junho de 1998 e atualmente possui 6 (seis) Praesidiums adultos, são eles:

1. Praesidium Rosa Mística

Vice-presidente: Anterina
    Secretário: Valdora
    Tesoureiro: Nice

6. Cúria Nossa Senhora dos AfiltosReuniões: 1º sábado do mês após a Santa Missa das 8h
    Presidente: Jovina
    Vice-presidente: Maria Nazaré
    Secretário: Lisnete
    Tesoureiro: Maria Inês

Para participar da Legião de Maria basta participar de três reuniões consecutivas do mesmo Praesidium. É preciso ter mais de 18 anos. Todas as reuniões acontecem na igreja Matriz da paróquia.

Para a irmã Jovina, presidente da cúria Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, a Legião de Maria “é a pastoral que sustenta a Igreja através das orações juntamente com o Apostolado da Oração”.

Legionários na celebração da coroação de Nossa Senhora de 2016.

Fotos da festa de Acies 2016