Festa de São Vicente de Paulo

29/09/2016
Por Gislene Ribeiro (Arquidiocese de Brasília)

São Vicente de Paulo nasceu na Aquitânia (França) em 1581. Criado em uma família pobre e religiosa, conviveu em um ambiente que tinha crianças abandonadas, prostitutas, muita pobreza e escombros causados pelas revoluções e guerras. Tornou-se sacerdote aos dezenove anos, em 23 de setembro de 1600. Em uma das paróquias que serviu viu muita miséria material e moral, que lhe fizeram participar mais das obras da fé.

Ele realizou uma viagem onde foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão. E após dois anos conseguiu sua liberdade. Depois disso, Vicente de Paulo deu início a reforma do clero, com: obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Vicente faleceu com quase 80 anos em Paris, no dia 27 de setembro de 1660, e foi Canonizado no dia 16 de junho de 1737. Em 12 de maio de 1885 é declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII

Imagem do corpo de São Vicente
Corpo incorrupto de São Vicente de Paulo

O corpo de São Vicente de Paulo foi exumado pela primeira vez diante de dois médicos, autoridades da Igreja e outras testemunhas, após cinquenta e dois anos de sua morte. E quando os presentes viram o corpo perceberam que estava incorrupto. Só o nariz e os olhos tinham algumas marcas de deterioração.

Então os médicos puderam atestar que esta preservação não poderia ocorrer por meios naturais. Vinte anos depois, por ocasião da canonização de Vicente de Paulo, o corpo já estava em estado de decomposição devido a inúmeras inundações no terreno. O corpo de São Vicente de Paulo foi reconstituído em cera, e está exposto à visitação pública na Capela de São Vicente de Paulo, em Paris. O coração do santo está conservado em um relicário na Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Oração a São Vicente de Paulo

Glorioso São Vicente,
celeste padroeiro de todas as associações de caridade e pai de todos os infelizes que, enquanto vivestes sobre a terra, nunca faltastes àqueles que se valeram de vossa proteção; vede a multidão de males de que estamos oprimidos e correi em nosso auxílio; alcançai do Senhor socorro para os pobres, auxilio aos enfermos, consolação aos aflitos, proteção aos desamparados, conversão aos pecadores, zelo aos sacerdotes, paz à Igreja, tranquilidade aos povos e a todos Salvação.
Sim, que todos experimentem os efeitos de vossa benéfica intercessão, e que, socorridos assim por vós nas misérias desta vida, possamos reunir-nos convosco lá no céu, onde não haverá mais tristeza nem. lágrimas, nem dor, mas uma alegria, uma bem-aventurança eterna.
Amém

Vejam as fotos do encerramento da Festa de São Vicente de Paulo na Paróquia Cristo Rei:

{gallery}galerias/20160925_festa_de_sao_vicente{/gallery}