“Não é possível ser santo sem oração”, diz dom Sergio

Por Kamila Aleixo – Arquidiocese de Brasília
06/06/2016

No dia em que celebramos a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a Igreja de todo o mundo reza pela santificação dos sacerdotes. Por isso, a Arquidiocese de Brasília realizou nesta sexta-feira, 3, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, uma manhã de oração pela santificação dos sacerdotes.

A manhã de oração teve início às 7h com a oração das Laudes. Seguiu a cada hora sendo coordenada por um dos quatro Vicariatos da Arquidiocese, que ministrava a adoração ao Santíssimo Sacramento, as orações e as canções. Durante toda a manhã a Catedral ficou repleta de fiéis que participavam dos momentos de oração.

A Missa teve início às 12h e foi presidida pelo arcebispo dom Sergio da Rocha e concelebrada pelos bispos auxiliares dom Valdir, dom José Aparecido e dom Marcony. Cerca de 400 pessoas participaram da Celebração.

Dom Sergio em sua homilia falou da importância da data. “Hoje é dia do Sagrado Coração de Jesus, mas também dia de rezar pelos nossos sacerdotes. Hoje também é dia de confiar, de buscar refugio no coração de Jesus. Lembrem-se da última ceia quando o discípulo amado encostou sua cabeça no Coração de Jesus. Naquele momento o discípulo encontrou Nele o refugio, a consolação e a força para a hora da Cruz”.

O bispo falou ainda sobre o caminho do cristão em busca da santidade. “Hoje nos buscamos no coração de Jesus a misericórdia para cada um de nós e para a nossa Igreja. Por que é pela misericórdia de Deus que buscamos ser santos. Sem essa graça não conseguimos caminhar na santidade”, explicou.

Mencionando o Santo Papa, dom Sergio relembrou algumas palavras de Francisco com relação à fidelidade nas vocações. “O Papa Francisco tem insistido muito não só com os sacerdotes, mas com a Igreja inteira para que o nosso jeito e estilo de vida não seja mundano. Nós, onde estivermos, somos chamados a ser fiel a nossa vocação. É nessa fidelidade, que é graça e amor de Deus, que vamos crescendo na santidade. Nas horas difíceis ninguém desanime e ninguém se acomode, mas confie e espere entregue tudo ao Senhor”.

Dom Sergio seguiu dizendo que devemos sempre buscar a reconciliação de Deus por meio da confissão dos pecados e concluiu fazendo um importante lembrete a todos. “É o povo que ajuda o padre a ser santo e o padre também deve ajudar o povo a ser santo. E que sempre possamos nos ajudar por meio da oração. Que nesta data especial possamos sempre lembrar que não é possível ser santo sem oração”. Concluiu.

Ao final da Celebração, o bispo agradeceu a presença de todos e deu a benção final.

Confira as fotos aqui.