Tríduo e Festa de Santa Bakhita 2015

Tríduo e Festa de Santa Bakhita…

Comunidade Novo Horizonte celebra festa de Santa Josefina Bakhita

Os moradores da comunidade Novo Horizonte, Sol Nascente, celebraram no último domingo (8/2), às 19h30, missa festiva presidida pelo pároco padre Claudemir de Andrade e concelebrada pelos vigários paroquiais Francisco e Jonatas e o diácono Mateus, em honra á padroeira Josefina Bakhita.

A festividade que teve como tema: “Onde se encontra a verdadeira esperança? perguntemos a Bakhita” e lema: “Sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor, alegrando-vos na esperança, perseverando na tribulação, assíduos na oração…” (Rm 12, 11-12), teve ao longo da semana, o tríduo temático que lembrou e reforçou na experiência de Santa Bakhita, a esperança dos cristãos na vivencia da fé que os leva a salvação.

No sábado, terceiro dia do tríduo, com o tema: “Bakhita: Mistério da passagem da escravidão para a liberdade, do desespero para a esperança”, houve missa celebrada pelo padre Hélio, que está em missão na Diocese de Alagoinhas, Itabuna, Bahia.

Durante a solenidade com a presença de muitos moradores, inclusive das comunidades Santa Goretti, São Francisco Xavier e da Matriz, o pároco Claudemir ressaltou a vida e luta de Bakhita reforçada nas leituras do dia, que muito contribuíram para exemplificar a história da Santa.

Ainda em sua homilia, padre Claudemir apresentou o livro Josefina Bakhita: O coração nos martelava no peito – Diário de uma escrava que se tornou santa, que serviu de subsídio para os temas trabalhados durante o festejo.

O livro de Santa Bakhita, de autoria de Roberto Italo Zanini, editora Paulus, que é uma ótima opção de leitura, pode ser encontrado nas livrarias católicas do Distrito Federal a preço bem acessível.

Ao final da missa, houve venda de bolos, salgados e caldos, com a finalidade de arrecadar recursos para auxiliar nas despesas da capela.

Padre Claudemir agradeceu a participação dos fiéis e a dedicação dos organizadores pela bonita festa. Que a graça de Deus e a intercessão de Santa Bakhita permaneçam na vida e caminhada da comunidade!

Texto de:
           Edjalma Borges