5º dia do novenário 2013

5º dia do novenário da festa de Cristo Rei.

O Pe. Aziel Correa, disse quem sua homilia: vocês concordam que a família é para sempre? Em todos os documentos da Igreja fala que a família é uma igreja doméstica. Como começa uma família? O homem e a mulher se unem e se multiplicam. A família é um projeto de Deus. Na primeira leitura, Eleazar recusa comer carne para dar exemplo aos jovens. Os pais têm que dar exemplo para os filhos porque os filhos olham para as atitudes dos pais. Os pais devem educar os filhos. A fecundidade não é só gerar os filhos, é também educa-los. Deus nos criou por e para o amor. A palavra lar vem do latim e significa fogão. Por que fogão? Porque é aquele que aquece. Em um lar, nós crescemos. O seio da família é um aconchego. Os pais são dois corações que aquecem o lar. E quem aquece esses dois corações é o próprio Jesus Cristo. Os que os pais mais podem e devem dar aos filhos é a fé. Seja rico ou seja pobre, se houver Cristo, todas as dificuldades são superadas. Lembrem-se também de sempre pedir a intercessão da Virgem Maria. Ela é aquela que, verdadeiramente, intercede pela família. Maria sempre traz o vinho novo, como nas bodas de Caná. Hoje, o evangelho fala de Zaquel, que vivia em uma cidade puritana. Ele tinha baixa estatura e para conseguir ver Jesus teve que subir em uma árvore. E onde Zaquel foi parar? Em uma família e lá foi aquecido pelo Mestre, o próprio Jesus Cristo. A sociedade não enxergava Zaquel porque ele era chefe dos cobradores de impostos, chefe dos ladrões, na visão daquela sociedade. Esta julgava que Zaquel era impuro. O caminho do cristão é um caminho de descida. Cristo é aquele que nos olha com olhar diferente e diz para Zaquel: hoje, quero entrar na tua casa. Cristo, hoje, fala a mesma coisa para cada um de nós, olhando para o nosso coração. Nós, diante desta festa de Cristo Rei, somos chamados a ter o mesmo olhar de Cristo, para que enxerguemos aquele que está do nosso lado. Se você reconhece o amor de Cristo na sua vida, terá o mesmo olhar Dele. Para que a família perdure é preciso que esteja unida a Cristo, pois, Ele é a fonte da comunhão. Todos os cristãos nascem das famílias. Mesmo nas dificuldades, olhem para Cristo. Peçam também, sempre, a intercessão da Virgem Maria.

Por Letícia A. Silva