Arquidiocese

A Arquidiocese de Brasília foi criada no dia 16 de janeiro de 1960, por meio da bula “Quandoquidem Nullum” do Papa João XXIII.

No dia 21 de abril, data da inauguração da cidade de Brasília, foi instalada a Arquidiocese que teve como primeiro Arcebispo Dom José Newton de Almeida Baptista.

O que muita gente não sabe é que uma Diocese, e muito menos a diferença desta para uma Arquidiocese.

Bem, diocese é uma unidade territorial administrada por um bispo, que é sempre nomeado pelo Santo Padre, o Papa; já a Arquidiocese é uma diocese muito importante devido à sua dimensão ou importância histórica, sendo conduzida pelo Arcebispo.

Ou seja, a Arquidiocese está presente no nosso dia a dia mais que pode parecer. A Arquidiocese não é só o Arcebispo, os bispos e padres. A Arquidiocese é cada paróquia, cada movimento, cada pastoral – ou seja, todos que dão vida à Igreja em Brasília.

A Arquidiocese de Brasília tem 130 paróquias, 216 padres diocesanos e 156 padres religiosos, além de 69 diáconos permanentes.

Ela cuida de 3 seminários e da casa do clero, além de dar suporte a 72 entidades pastorais, centros de formação, movimentos, associações e comunidades. Os trabalhos sociais estão a cargo da Oassab (Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília).

A comunicação com os fiéis é outra preocupação da Arquidiocese. Para isso, ela mantém um site na internet, as redes sociais (Twitter, Facebook e YouTube), uma WebTV, além da Rádio Nova Aliança e da Fundação Rainha da Paz.

A Cúria Metropolitana, com seus vários departamentos, é responsável pela parte administrativa. O Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília é responsável pela aplicação das leis eclesiásticas.

A Arquidiocese possui uma estrutura complexa e conta com a colaboração de leigos e religiosos para cumprir a sua missão evangelizadora.

Hoje, está a frente da Arquidiocese Dom Sergio da Rocha, nomeado em 15 de junho deste ano, pelo papa Bento XVI.

Dom Sérgio, 51 anos, era bispo de Teresina – PI desde março de 2007 e arcebispo Metropolitano em 03/09/2008. Seu lema episcopal é: “Omnia in Charitate” (1Cor 16,14) – “Em tudo, a caridade”.

O bispo auxiliar é Dom Leonardo Ulrich Steiner. O bispo, que é secretário geral da CNBB, foi designado, no dia 21 de setembro, pelo Papa Bento XVI, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Dom Leonardo nasceu no dia 06 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Santa Catarina.
Franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), fez a profissão religiosa em 20 de janeiro de 1973 e recebeu a ordenação presbiteral em 21 de janeiro de 1978.

Foi nomeado bispo da prelazia de São Felix do Araguaia em 2 de fevereiro de 2005 e recebeu a ordenação episcopal no dia 16 de abril do mesmo ano, em Blumenau (SC), adotando como lema episcopal “Verbo feito carne”.

A Arquidiocese de Brasília em Números:
128 – Paróquias
216 – Padres diocesanos